domingo, 26 de dezembro de 2010

AAPAL? BEM HAJAM!

Quando cheguei a Portugal, vinda do Lobito, encontrei como colegas muitas e muitos ex-alunos que me cercaram com muito carinho e me disseram: Senhora Professora, se soubesse como terminaria “aquilo” de África nunca para lá teria ido, não é? Ao que eu respondi “Enganam-se! Teria ido da mesma forma. Algum de vós consegue imaginar o Paraíso? Algum de vós verá o Paraíso? Pois eu vivi dez anos no Paraíso! Terra maravilhosa, de flores incríveis: rosas de porcelana, dendelas (quais noivas de branco vestidas), acácias rubras…Praias de águas límpidas e areais dourados com palmeiras que dançavam ao sabor do vento calmo e doce. E as gentes? De todas as raças e cores, mas todos irmãos, trabalhando cada um ao seu ritmo, mas para o mesmo fim”.

Costumo dizer que a minha terra, onde nasci, é Lisboa e gosto dela, mas … África é “a minha terra do coração” e eu amo-a. Principalmente o Lobito onde vivi dez anos de felicidade. Também vivi em Moçambique. A terra tinha a mesma magia ou semelhante mas…as pessoas eram diferentes, não havia aquele ”laço” que nos unia no Lobito.

E, agora surge a AAPAL e começo a ver a ponta do tal ”laço” que tenta unir, novamente, todos os que se sentiam “enlaçados” na “minha terra do coração”. No encontro em Fazendas de Almeirim senti o mesmo calor humano que vivi dez anos embora a paisagem fosse outra. Bonita, simpática, mas sem o “quê” do Lobito.

“Bem hajam” como se diz aqui pela Serra da Estrela, todos os que se têm dedicado a reunir os irmãos que fomos e somos, para que possamos dar aquele abraço cheio de carinho aos velhos e aos menos velhos amigos porque sempre nos caiem dos olhos umas lágrimas, que são de alegria e que fazem crescer as saudades mas também apagam um pouco a dor da saudade.
A todos os que fizeram nascer a AAPAL

Professora na E.P. Afonso Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário